terça-feira, 6 de setembro de 2011

Castilho realizou Conferência de Políticas Para Mulheres

Castilho
Mais uma ação progressiva da administração municipal Dr. Antônio Carlos Ribeiro foi concluída esta semana, quando no final de agosto, aconteceu no anfiteatro do CIEC, a Iª Conferência de Políticas para Mulheres, idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade com a Câmara Municipal.
Dezenas de mulheres reuniram-se para apresentar tendências e evoluções sociais que tratam da proteção da mulher, da igualdade de direitos na sociedade, saúde, trabalho, proteção dentro do lar, dentre outros assuntos pertinentes à pauta da análise da realidade social, econômica, cultural das mulheres de Castilho.
Além do prefeito castilhense, o evento contou com a Ong Gapac, Departamento de Saúde Municipal, representantes do Poder Legislativo e Executivo, o presidente do Fundo Social, o professor Lourival da Cruz, a delegada da Delegacia da Defesa da Mulher (Andradina) a senhora Milena Davoli Nabas de Melo e em especial a senhora Rita de Cássia Braga Ronchetti, representante da Marcha Mundial das Mulheres e representante da ministra Iriny Lopes, da Secretaria da Política Para Mulheres.
Rita salientou a respeito da Conferência e suas experiências como militante em defesa das mulheres, e anunciou as seguintes palestras, dentro dos eixos temático, conforme pregava o regimento interno da Conferência:
GÊNERO E TRABALHO
Além de comentar sobre suas experiências como militante em defesa das mulheres, Rita discursou sobre consolidação de poder, formulação de propostas da conferência, capitalismo feminino, homofobia, pedofilia, igualdade das mulheres, violência e habitação;

SAÚDE DA MULHER
Este tópico foi apresentado por Rosangela Maria Silva, presidente do GAPAC – Grupo de Apoio de Prevenção à AIDS em Castilho -, e enfermeiras do CIS – Centro Integrado de Saúde de Castilho. Neste período, as palestrantes falaram sobre prevenção às drogas e DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis -, reforçando a importância do uso do preservativo.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
A delegada Milena apresentou o índice de violência contra mulheres do município de Castilho no ano de 2010, enfocando-se na descrição dos boletins de ocorrências registrado pela Polícia Militar e posteriormente apresentados no Distrito Policial para a ratificação da autoridade de plantão. A delegada ainda deu enfoque nos direitos judiciais das mulheres, alegando que muitas delas permitem o maltrato pelo fato de desconhecer estes.

AUTONOMIA E IGUALDADE DA MULHER NO CAMPO
A assessora do Poder Legislativo, Tatiane Carvalho Oliveira Ferreira explicou a respeito da ampliação dos direitos das mulheres, especialmente no que diz respeito à propriedade da terra, acesso ao crédito e qualificação profissional, além dos avanços conquistados pelas mesmas.
Ao termino das palestras, ouve uma pausa de 20 minutos, onde foi servido um coquetel com refrigerante, água, café e salgados aos participantes. Após o intervalo, o retorno trouxe à discussão os 5 eixos temáticos supra descritos, onde os participantes de cada grupo escolheram uma coordenadora e uma relatora para descrever e apresentar as propostas destes. Foram apresentadas e aprovadas as propostas a serem encaminhadas aos poderes competentes.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário