sábado, 27 de agosto de 2011

Ademar Gomes adere a movimento andradinense pelo ICMS de Três Irmãos

Andradina
O movimento pelo real reconhecimento de que o ICMS da usina hidrelétrica de Três Irmãos deve começar a ser repassado para Andradina vem ganhando as ruas e adesão até dos andradinenses que moram fora da cidade.
Renomado advogado criminalista, com ações de repercussão nacional, Ademar Gomes, é um dos ilustres andradinenses que aderiu ao “ICMS é Nosso”, como está sendo repercutido pela população.
Gomes ficou sabendo do direito de Andradina em receber o repasse durante a visita feita pelo prefeito Jamil Ono (PT), a seu escritório na avenida Brasil, em São Paulo, nesta quinta-feira (25).
Com agenda na capital paulista que incluía a realização de pleitos junto a deputados na Alesp (Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo), para que a Secretaria da Fazenda do Estado passe a cumprir o que ela mesma já reconheceu, do direito de Andradina em receber o ICMS da usina, o prefeito visitou o advogado.
Acompanhado do secretário de Governo, Manoel Messias de Almeida, e do coordenador de Assuntos Estratégicos, Flávio Moreira, o prefeito mostrou ao criminalista toda a documentação que comprova que nesses 18 anos de funcionamento da usina é Andradina que deveria estar recebendo o repasse do imposto gerado por Três Irmãos. Nesse período a cidade já perdeu mais de R$ 500 milhões sem contar juros e correções, que se contabilizados, eleva o prejuízo de Andradina a esferas bilionárias.
Depois de analisar toda a documentação adquirida pelo Governo de Andradina desde 2009, que inclui desde a planta baixa da usina assinada pela Cesp e emitida pelo IGC (Instituto Geográfico e Cartográfico), comprovando que 70% das unidades geradoras estão do lado de Andradina, até o laudo da Secretaria da Fazenda constatando que o estabelecimento da usina está em território andradinense, o advogado Ademar Gomes disse que é mais um integrante do movimento para que o Estado cumpra o que é de direito da cidade.
Ao comentar sobre sua infância de trabalho e feliz em Andradina, Gomes reconheceu que o município seria outro se estivesse recebendo o ICMS e, sensibilizado, comentou que a luta iniciada pela administração municipal é justa e merece o reconhecimento de quem gosta da cidade.
Conforme enfatizou o secretário de Governo, Messias, Andradina inteira está esperando que o erro do passado seja corrigido para a cidade começar a receber já o repasse.
“A luta de Andradina neste momento é para que a Secretaria da Fazenda cumpra o que ela mesma determinou à Cesp e mude o domicílio da usina para Andradina, nem que ela mesma faça de ofício, conforme foi a notificação, e assim a cidade comece a receber o ICMS”, comentou Messias, o que geraria um rapasse mensal de R$ 2,7 milhões que significa mais asfalto, infraestrutura e melhorias na educação e saúde da população.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura

Dr. Antônio começa reforma de estradas e valoriza a vidas das famílias do campo

Castilho
Já começou uma mega operação de reforma e reconstrução das estradas rurais de Castilho – município que comporta 14 assentamentos, figurando-se nesse conceito como um dos maiores de todo o Estado de São Paulo.
No final de 2010, alguns pontos já vindo sendo reformados, sendo estes, pontos muito críticos e que por conta disso nas primeiras chuvas dificultavam muito a vida do homem do campo e até mesmo o transporte de alunos para as escolas de seus assentamentos tal como para a zona urbana.
Agora em agosto o Departamento de Obras e Serviços (DOS) do governo Dr. Antônio Carlos Ribeiro, já colocou suas equipes para trabalhar em definitivo nesta empreitada que fará a reforma das estradas em questão.
O ponto de partida é a estrada que dá acesso ao bairro Porto Independência, zona rural de Castilho, e ás margens do rio Paraná. Naquele bairro, vizinho do Porto de Areia Pontal, cerca de 80 famílias devem ser diretamente beneficiadas com aproximadamente oito quilômetros de estrada moledada.
“Já estamos levantando a estrada com aterro e compactação, e temos que destacar ainda a parceria que o prefeito Dr. Antônio fez com a Usina Viralcool (proprietário Pedro Toniello) e com o seu Antônio que é o proprietário do Porto de Areia”, levanta o diretor do DOS, Antônio Rodrigues, popular Matita, que conta com uma equipe de quinze funcionários experientes neste tipo de serviço.
O compromisso do prefeito Dr. Antônio, com a população rural, vem sendo cumprido e prova disso, são as estradas abertas em todo o assentamento Pendengo, e a manutenção das mesmas e de pontes no local. Aterros e reparos em pontes, doação de mangueiras para ramais de distribuição de água a lotes; oferta de “bagacinho” de cana-de-açúcar para alimentação de animais nos períodos de seca nos assentamentos; a criação da Feirinha da Agricultura Familiar (todas as quartas, na Praça da Matriz); a definição do Barracão do Produtor como entreposto de classificação e distribuição de produtos dos assentamentos são obras e iniciativas do atual prefeito castilhense, que conta com o respaldo legal da Câmara Municipal. Além disso, destaca-se a concessão de uso de tratores e implementos para associações em assentamentos castilhenses, que em síntese consiste em emprestar máquinas e implementos para ficar a inteira disposição dos assentados, dia e noite, com o intuito de aproveitar as horas no preparo das terras e aproveitar chuvas.
Conforme explica Matita, a expectativa é que até o final de dezembro todas as estradas estejam em condições mais adequadas de tráfego, devidamente moledadas, uma vez que o DOS localizou uma mina de moledo (em áreas da Prefeitura) ao fundo da empresa Gurgel. “O moledo que há na área é de excelente qualidade e dará pra fazer o serviço em todas as estradas”, disse o diretor, destacando que com a moledagem das estradas o atendimento da frota de ônibus escolar, ficará ainda melhor.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

População andradinense participa do 7º encontro do Agita Galera

Andradina
O Governo Municipal de Andradina em parceria com a secretaria municipal da Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (26), o sétimo encontro consecutivo do Agita Galera. O evento contou com a presença de profissionais da área de saúde e de educação física que auxiliaram os participantes nos exercícios físicos.
As atividades do Agita galera tiveram como ponto de partida a Praça Eduardo Ramalho (Praça do JBC), onde os presentes fizeram alongamento ao comando do Dr. Charlie Okobaiashi. Logo em seguida deu-se inicio a caminhada, o caminho percorrido foi da Av. Guanabara.
As atividades físicas tiveram continuidade no pátio do Supermercado Passarelli localizado ao lado do Oeste Plaza Shopping, onde os participantes continuaram a se exercitar.
A Rede de Supermercados Passarelli, serviu um amplo e muito bem preparado café da manhã, a base de frutas e suco natural.
“É essencial que todos saibam da importância que á pratica de exercícios e uma bom alimentação rica em frutas e vegetais tem em nossa vida, são essas pequenas atitudes diárias que melhoram a nossa saúde”, afirmou o Prefeito Jamil Ono.
O evento contou ainda com a presença do médico Dr. Farid, da Coordenadora Eloá Pessoa, o assessor da Prefeitura Odilei Tavares, dos agentes comunitários e de enfermeiras que prestaram assistência aos que estavam no local.
“A preocupação com a saúde esta cada vez mais visível, esse ano conseguimos aumentar o número de pessoas participando do evento, estaremos trabalhando todas as semanas no projeto Mais saúde, que acontece nos bairros Santa Cecília, Benfica, na Vila Gasparelli, no Patrimônio de Paranápolis, na Fundação Educacional de Andradina e no CECAM, orientando á pratica de exercícios físicos e a boa alimentação” disse Eloá Pessoa.
O Agita Galera continuará no Projeto Mais Saúde as 14:h30 na Fundação Educacional de Andradina (FEA), com apresentações de atividades realizadas no projeto.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Elektro instala tecnologia de ponta em rede elétrica de Castilho

Castilho
Uma completa equipe de técnicos e especialistas da empresa Elektro, responsável pela distribuição de energia elétrica desta região, esteve em Castilho esta semana para implantar um novo e moderno sistema de distribuição de energia elétrica.
Conforme explicou Luiz Fausto Rodrigues, Coordenador Institucional da Elektro, região de Andradina; Castilho não mais corre o risco de permanecer no “apagão”. Isso deve acontecer porque o novo sistema denominado Self Hoaling (Rede Inteligente) composto por duas Estações Controladoras (uma em cada extremo do perímetro urbano) detecta a falta de energia na Estação vizinha e imediatamente uma religa a outra e reconfigura o sistema em poucos segundos, reestabelecendo a distribuição normal.
“Isso irá melhorar muito a qualidade da distribuição de energia em Castilho. É uma tecnologia nova e segura. E Castilho é a segunda cidade a receber este tipo de tecnologia. A primeira cidade foi Cosmorama”, afirma o Especialista Sênior João de Souza Junior.
Dois aparelhos foram instalados, estando um ao lado do Departamento de Transportes da Municipalidade e outro no novo loteamento residencial na extensão da rua Belarmino França.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

Governo de Andradina vai promover o I “Cidadania nos Bairros”

Andradina
Acontecerá no sábado (27), das 9h às 12h, o primeiro “Cidadania nos Bairros”, projeto que visa conscientizar a população e promover a cidadania com apresentações culturais, atendimento à saúde, emissão e encaminhamento de documentos e orientações sobre as relações familiares. O evento será no bairro Pereira Jordão, na escola Ondina Hofig de Castilho.
O projeto é feito pela Secretaria de Promoção e Assistência Social em parceria com as Secretarias de Cultura, Educação e Saúde. No local, além de apresentação de dança e diversões para crianças, também haverá a realização de exame preventivo (papanicolau) e medição de pressão arterial.
Serão apresentadas duas danças proporcionadas pela Secretaria de Cultura e uma peça de teatro que tratará do tema das relações familiares. Já a escola Ondina fará uma apresentação musical. A Polícia Civil ficará responsável por fazer os requerimentos para emissão de RG. Além disso, será possível emitir Carteira de Trabalho, que será retirada posteriormente no posto da Secretaria de Emprego e Relações de Trabalho.
A Secretaria de Promoção e Assistência Social dará orientações e esclarecimentos a respeito de programas sociais e das atividades desenvolvidas pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Também vai oferecer lanches, sorvetes, doces e sucos para os presentes, além de brinquedos (pula-pula e piscina de bolinhas) para as crianças. O cabeleireiro Hiran Nunes estará no local fazendo cortes de cabelo.
“È um evento de grande importância para os moradores do bairro, pois vai disponibilizar gratuitamente e de maneira simples, serviços e informações importantes para a qualidade de vida”, disse o secretário de Promoção e Assistência Social, Ari Guimarães. Ainda de acordo com ele, outros bairros irão recepcionar o projeto.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

28º Batalhão comemorou o Dia do Soldado

Andradina
O secretário de Administração e Finanças do Governo de Andradina, José Henrique Pastorelli, representou o prefeito Jamil Ono (PT), na solenidade em comemoração ao Dia do Soldado, na manhã desta quinta-feira (25 de agosto), na sede do 28º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar/Interior). A cerimônia foi conduzida Tenente Coronel PM Antônio Aparecido Pardim, e contou com a presença do Tenente Coronel Paulino, Coronel Navarro, Capitão Gimenez, 2° Tenente Valdomiro, Capitão do Corpo de Bombeiros Ivair Silva dentre convidados, familiares e outras autoridades de Andradina e da região.
O mestre de cerimônia Capitão Leopoldino, prestou homenagem aos veteranos que compareceram em grande número para prestigiar a comemoração.
Entre condecorações e promoções, todos os soldados foram felicitados pelo seu dia e o Tenente Coronel Pardim falou de sua chegada a Andradina em Agosto de 1982, e que 29 anos depois fica orgulhoso de todas as conquistas do BPM/I e comentou sobre sua aposentadoria em breve e espera que o próximo comandante, Capitão Carlos Alberto Coelho Salesse seja tão bem recebido quanto ele foi e que angarie mais conquistas para a comunidade de Andradina e região.

Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Governo de Andradina continua conclusão de galerias

Andradina
Com objetivo de acabar com alagamentos nos períodos de chuvas, o Governo de Andradina está implantando no Bairro Benfica.
A ligação parte do campo do Benfica até o córrego Pereira Jordão, passando pelos novos almoxarifados do município e da Educação. Na primeira fase da obra foi realizada a transposição da avenida Rio Grande do Sul, com galerias de 1,5 de diâmetro.


Nesta segunda fase, estão sendo implantados, pelo município, 230 metros de galerias, com investimento na aquisição de tubos no valor de R$ 116 mil.
Segundo o secretário de Administração e Finanças, José Henrique Pastorelli, as galerias fazem a captação das águas da chuva para evitar a deterioração da pavimentação. Cerca de 30% da obra já foi executada e deve levar mais alguns dias para ser concluída.
Transposição - As obras de transposição da avenida Rio Grande do Sul, desenvolvida pelo Governo de Andradina através da Skalla Comércio e Urbanização, vai servir para aumentar a vazão das águas das chuvas que costumam alagar a avenida. Para que a obra fique pronta só falta a implantação de mais uma caixa dissipadora, que ajuda a diminuir a violência das águas.

Assessoria de Imprensa/Andradina

Campanha de doação de sangue não será realizada por falta de doadores

Andradina
A Campanha de doação de sangue, que seria realizada pelo Governo de Andradina, através da Secretaria de Saúde, da Promoção Social e da Santa Casa em parceria com o Hemocentro de Araçatuba, no sábado (27), foi cancelada por falta de doadores.
As doações seriam encaminhadas para o Núcleo de Hemoterapia de Araçatuba, pois ele é responsável pela coleta e distribuição de sangue e hemocomponentes para a região de Araçatuba, que abrange 42 municípios, inclusive Andradina, com um total aproximado de 680 mil habitantes atendidos.
“As doações seriam feitas em Araçatuba, mas com total custeio da administração municipal. É uma pena não termos conseguido nenhum doador, isso mostra que é preciso fazer um trabalho de conscientização da importância de doar”, disse a educadora de saúde, Eloá Pessoa.
“Sangue não pode ser comprado, portanto as pessoas precisam ter consciência de que doar sangue deve ser uma atitude constante, pois não é possível prever quando alguém próximo vai precisar”, declarou Eloá. Para ser doador é preciso ter entre 18 e 65 anos e ter boa saúde. Homens devem pesar mais de 50 quilos e mulheres mais de 52 quilos.
Ainda de acordo com a educadora, embora essa campanha tenha sido cancelada, a Secretaria de Saúde estará aberta para quem se interessar em doar. “Caso haja pessoas interessadas em colaborar com essa causa, estaremos à disposição para dar esclarecimentos e até para organizar uma nova campanha’, finalizou. Os interessados devem contatar a Santa Casa, pessoalmente ou pelo telefone: 3702-1100, tratar com Kaline.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura

Governo de Andradina leva creche de R$ 500 mil ao São Gabriel

Andradina
A construção de uma moderna creche já mudou o cenário no Parque São Gabriel. A creche é um sonho antigo dos moradores do bairro e um compromisso do prefeito Jamil Ono (PT) que houve as queixas das mães daquela localidade desde o tempo em que atuava como vereador na Câmara de Andradina.
A construção esta sendo feita pela empresa Pontal – Engenharia Construção e Comércio LTDA (EPP) vencedora do processo licitatório no valor de R$ 321.594,16 (Trezentos e vinte um mil, quinhentos e noventa e quatro Reais e dezesseis centavos), de recursos do próprio município. A creche já esta em adiantado estado de construção e a obra agora esta em fase de aterramento do terreno, também feito com recursos próprios. A creche será equipada com materiais novos e equipamentos adequados ao atendimento a crianças do bairro. Na conclusão, os investimentos na creche vão ser próximos a R$ 500 mil.
“Estamos construindo um local adequado para instalar as crianças do Parque São Gabriel, e também da Vila Messias. Hoje essas mães não tem outra opção senão se arriscar na travessia da Rondon e suas marginais, para trazer as crianças para bairros como a Mineira e Botega”, disse o prefeito.
A construção da creche aumentam a lista de investimentos do Governo de Andradina no bem estar das crianças, via Secretaria de Educação, que tem a frente a secretária Tamiko Inoue.
A educação do município também teve um bom investimento na renovação da frota, incluindo ônibus, reformas de creches e unidades escolares, cobertura de quadras, renovação de mobiliário, materiais didáticos e também uma readequação da merenda a um nível nunca visto antes

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Escola Maria Dauria leva crianças ao cinema para ver filme “3D”

Castilho
A educação e inclusão são assuntos de cunho social muito marcante do governo do prefeito Dr. Antônio Carlos Ribeiro. E quando diretores de setores de unidades escolares têm autonomia na gestão de seus serviços, quem ganha de fato é a população; neste caso as crianças da escola do Projeto Jupiá, Maria Dauria que tiveram a oportunidade de conhecer o cinema, e mais para assistir a um filme em 3 dimensões, o chamado “3D”. Tudo isso aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto, por conta de uma saudável parceria entre a escola Maria Dauria com o Grupo Cine, da cidade de Andradina (Oeste Plaza Cine).
“A maioria dos alunos do 2º ano a 8ª série, nunca foi ao cinema. Quanto em assistir a um filme com tecnologia 3D, a experiência foi ainda mais marcante”, disse o professor Fábia Batista, que foi quem teve a idéia de ampliar a pedagogia de ensino da matéria de língua inglesa com a ida ao cinema. O filme que os alunos assistiram foi “Os Smurfs”, série de desenho animado reproduzido pela Rede Globo na década de 80, e que marcou toda uma geração de telespectadores. Agora a série virou filme em 3 dimensões, preservando sua história original.
As aventuras de Papai Smurf, Smurfete, Zangado, Gênio, Desastrado, Ranzinza, e as trapalhadas do malvado Gargamuel e seu gato Cruel, tentando capturar os “smurfs”, além da sensação de estar participando e interagindo com o filme, levaram os alunos a vários sustos, risadas, gritos, e aplausos no final da sessão.
O filme foi contagiante! O aluno do 3º ano A, Willian de Macedo Lima comentou que estava “smurxonado” pela personagem “Smurfete”. A aluna Andreza Venega Muhl, (4º ano A), voltou para a escola radiante, dizendo que foi um dos melhores dias de sua vida, e que gostou muito dessa nova experiência! Já a aluna Ana Júlia Braganholo, da 6ª série A, disse que “smurfou” muito o filme!
O Professor Fábio, destaca que o projeto tem várias funções. A inclusão dos alunos a nova tecnologia de ponta nos filmes, a projeção 3D, a cultura, o entretenimento, e é claro, o caráter educacional. Professor contou com o auxilio e colaboração das professoras de Língua Portuguesa Zulmira Afonso Siqueira, da de Geografia, Cláudia Regina Flor, e com irrestrito apoio da direção e coordenação da escola.
Todos os professores, direção e coordenação, diante da bem sucedida parceria entre Escola / Cinema, pretendem repetir essa experiência em outras oportunidades, inclusive para os alunos dos anos iniciais.
Com Infor. Assessoria de Comunicação

Karatecas andradinenses conquistaram medalhas no Interestadual de Karatê

Andradina
Os atletas da Equipe de Karatê de Andradina, estiveram neste ultimo final de semana participando do 15° Torneio Interestadual de Karate da cidade de Tupi Paulista, o evento teve a presença de mais de 700 atletas e 33 delegações participantes sendo do Estado de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, entre este os Andradinenses conquistando 05 medalhas, sendo 03 medalhas de prata e 02 de bronze.
As medalhas de prata foram conquistadas por: Wagner Leoterio, Kenzo Arakaki e Laila Arakaki e as de bronze de Milton Sakamoto e Erik Eduardo Santos.
O Sensei Zanon técnico da equipe agradece o apoio da Secretaria de Esportes de Andradina pelo transporte dos atletas.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Bombeiro Andradinense escolhido para viajem aos EUA

Andradina
O prefeito Jamil Ono recebeu o capitão Ivair Silva, do 2º Grupamento de Bombeiros de Andradina, para apresentar o Sgt Carneiro (1ºSargento PM Márcio Carneiro da Silva) como sendo o primeiro bombeiro da cidade a ser contemplado com uma viagem de estudos nos Estados Unidos da América (Orlando e Nova York) pela Fundação Conrado Wessel pelo seu excepcional desempenho no serviço de Comandante de prontidão.
O 1º Sgt PM Carneiro está na corporação há 22 anos e presta serviços há oito anos exclusivamente prestados neste município tendo se destacado no exercício de suas funções como: ocorrências de Resgate, salvamento (mergulho, soterramentos, inundações) Incêndio em Reservas Ambientais, Residências, Indústrias etc, e no momento assessora o comandante do Posto de Bombeiros na parte administrativa, ministrando curso de pronto-socorrismo, cursos de resgate e emergências médicas, salvamento terrestre e mergulho entre outros.
Estiveram presentes o secretário de Governo e Gestão Participativa Manoel Messias de Almeida, o secretário de Administração e Finanças José Henrique Pastorelli, o Chefe de Gabinete Adilson Dantas da Silva, coordenador de Planejamento, Haruo Kojo, o presidente do Fundo Especial dos Bombeiros (FEBOM) Wanderlei Silva Leão.
Segundo o presidente do FEBOM cada noventa e oito de cem brasileiros reconhece o Corpo de Bombeiros como a melhor instituição do Brasil.
“Ficamos orgulhosos por ter o 1º Sargento Carneiro como um escolhido para tão valorosa capacitação, tenho convicção que tanto para mim como para o capitão Ivair que também é nascido em Andradina, à cidade esta muito bem representada” disse o prefeito.
“Para nós da corporação é uma honra finalmente poder premiar alguém como Carneiro que tem desempenhado um trabalho maravilhoso não apenas a comunidade mais junto aos companheiros bombeiros, sempre com uma palavra de ânimo, que em alguns momentos pode ser tudo, sempre solicito, honesto, incansável e admirado por todos os oficiais e praças do 20º Grupamento de Bombeiros” destacou o comandante Ivair.
Carneiro agradeceu o apoio de todos “agradeço pela confiança em mim depositada por todos, me comprometo em dar o melhor de mim me aprimorando nos cursos e simulados que iremos participar em Nova York e Orlando, vai ser uma grande oportunidade para mim tanto no âmbito profissional como no pessoal” disse.
O 1º sargento partirá para Nova York nesta quinta-feira para uma viagem de 15 dias.
A Fundação Corando Wessel destina renda a concessão de subvenções e prêmios anuais as entidades estabelecidas como beneficiarias dos rendimentos conforme desejo do Instituidor (Ubaldo Conrado Augusto Wessel, estabelecido em testamento), dentre essas entidades evidencia-se, pela sua maior participação o Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo premiando os bombeiros que mais se destacarem no cumprimento de seus deveres.

Assessoria de Imprensa

Centro de Controle de Zoonoses realizará campanha de doação de gatos

Andradina
Após o abandono de muitos gatos no cemitério Campo Santo São Sebastião, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) decidiu criar uma campanha para que esses animais possam ser doados e deixem de ser alojados em lugares inadequados. A campanha terá início no dia 30 de agosto.
A campanha começará com o processo de retirada desses animais do cemitério, após isso, eles passarão por castração e serão encaminhados para adoção. “O local não é apropriado para o abandono de animais e isso coloca em risco a saúde de funcionários e visitadores do cemitério, pois não sabemos o histórico de doença desses gatos,” disse a coordenadora do CCZ, Jane Martins Ruella.
A partir da data de início da campanha qualquer pessoa que for vista abandonando ou alimentando animais no cemitério, sofrerá penalidade sob o crime de abandono. A campanha será realizada em parceria com a Associação Protetora dos Animais. Será feito divulgação para conscientizar a população sobre a importância da adoção e da preservação do cemitério. Posteriormente também será disponibilizado um telefone para denúncias.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Cultura finaliza festejos de Castilho com Dança e Samba

Castilho
O último fim de semana foi marcado por dois eventos que finalizaram a agenda cultural do 58º aniversário de Castilho. De 9 a 14 de agosto aconteceu a Festa do Pescador, edição 21ª. A agenda continuou no dia 19 com uma apresentação das oficinas de dança mantidas pelo governo do prefeito Dr. Antônio Carlos Ribeiro, através de seu Departamento de Cultura Desporto e Lazer (diretora Luzinete Pereira).
Nesta apresentação dezenas de crianças e jovens apresentaram 17 danças e coreografias com o tema “Deuses do Olimpo” coordenados pelas monitores Denesy Barsante e Angélica Maria da Silva (a popular Morango).
Crianças do Projeto Renascer também se apresentaram em duas coreografias.
O bom público inspirou a fotos, pais, parentes e amigos se reuniram para a festa no anfiteatro do CIEC, para fazer dos protagonistas da noite, alvo de muitos registros fotográficos e aplausos.
Na noite seguinte e no mesmo palco, o governo Antônio presenteou os munícipes com uma apresentação do conceituado grupo Essência do Samba. A vinda do grupo aconteceu mediante a estreita parceria profissional que o governo Antônio Carlos mantém com a Secretaria de Estado da Cultura. Portanto, a vinda daquele Grupo foi um presente ao Município em razão dos festejos de aniversário de Castilho.
O Essência cativou o público, sendo muito aplaudido a toda e cada pausa antes das seqüências de músicas. No repertório; Monarco, Noel Rosa, João Nogueira, Fundo de Quintal, Nelson Cavaquinho, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Cartola dentre outros consagrados do gênero.

PROJETO RENASCER
O Renascer é um projeto mantido pela administração Dr. Antônio através do Fundo Social de Solidariedade (da presidente Maria Tereza Manrique Ribeiro) com a finalidade de assistir crianças em situação de vulnerabilidade social. Em local (sede onde funcionava a extinta Policia Mirim) adequado, todas as crianças recebem orientações cívicas e religiosas, tal como motivação para a realização de suas tarefas escolas.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretaria de Esportes abre inscrições para o 27ª Campeonato “Bate Coração”



Andradina
A Secretaria de Esportes de Andradina anuncia que estão abertas as inscrições para o tradicional 27ª Campeonato Bate Coração de Futebol Society, que será realizado em setembro. As inscrições podem ser feitas a partir de quarta-feira (24), das 8:00h ás 17:00h, na sede da Secretaria de Esportes, localizada no GIME – Ginásio Municipal de Esportes, à Rua Paraíba, nº 1048, até o dia 12 de setembro.
Segundo o secretário de Esportes, Pedrinho Bentivóglio, a abertura do campeonato está prevista para o dia 17 de setembro. “Isso se não houver nenhum imprevisto, pois neste momento já estão acontecendo os campeonatos de futebol “Dentão” e “Copa 50 Anos”, mesmo assim faremos o possível para cumprir esse prazo” disse o secretário.
Este ano, a Secretaria de Esportes espera a participação de um número recorde de equipes inscritas, pois os grupos já demonstraram grande interesse pelo campeonato. Algumas das equipes que devem participar são: União Bandeirantes (campeão 2010), ATC, Beira Linha, Benfica, Nosso Clube Guaporé, CECAM (com duas equipes), ADPM, União Liverpool, Pampanejo, Nova Independência, Murutinga do Sul, Guaraçai, entre outras.
“Agradeço ao Governo de Andradina pelos campos esportivos que foram disponibilizados para a realização dos jogos”, declarou o secretário. Dentre eles: CECAM, ATC, Nosso Clube Guaporé, AABB e CSU.
Regulamento - Cada equipe poderá inscrever 20 jogadores de 35 anos completos, sendo que dentre esses, três poderão ser de outra cidade. Poderá ainda fazer parte da equipe, um jogador de 34 anos completos, sendo obrigatório que este seja de Andradina. Só poderá participar deste campeonato o atleta ou dirigente que possuir a carteirinha de identidade da Secretaria de Esportes, ex-profissionais que tenham encerrado a sua carreira profissional até 31 de dezembro de 2010. Além de outras regras que estarão à disposição dos dirigentes e atletas interessados.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

ICMS de Três Irmãos: Sem definição, Andradina já amarga prejuízo de R$ 500 milhões



Andradina
A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) ainda não transferiu o domicílio energético da Usina Hidrelétrica de Três Irmãos para Andradina. De acordo com determinação da Secretaria Estadual da Fazenda, a mudança já deveria ter acontecido. O desrespeito à decisão causa uma perda mensal de arrecadação para Andradina de mais de R$ 2 milhões. No acumulado desses 18 anos de equívoco, a cidade já amargou prejuízo que ultrapassam meio bilhão de Reais. Pelo desenvolvimento, a cidade segue buscando o direito de receber o repasse de ICMS da usina, que hoje é pago a Pereira Barreto.
Segundo o coordenador Jurídico da Prefeitura, João Henrique Prado Garcia, a CESP foi notificada por duas vezes (janeiro e março) para fazer a transferência, mas os prazos já expiraram sem que houvesse manifestação.
O coordenador explica que a Secretaria da Fazenda já reconheceu o “erro”, garantindo que o estabelecimento físico da usina sempre esteve em Andradina, e a Cesp já deveria ter feito a mudança. No entanto, a concessionária pediu prazo de três meses para fazer as adequações técnicas para mudanças necessárias no processo.
“Mesmo com a posição mantida pelo próprio presidente da Cesp, Mauro Arce, de o destino final do repasse ser indiferente para a companhia, Andradina continua vítima de uma injustiça histórica que começou há mais de 18 anos”, disse Garcia.
Esta semana o prefeito Jamil Ono (PT) teve uma audiência com o secretário da Fazenda, Andrea Calabi, acompanhado do Deputado Estadual Simão Pedro (PT), do assessor especial de Desenvolvimento Agrário, Rosivaldo de Paula e do coordenador jurídico, onde mais foi pedido agilidade ao processo. A reunião foi agendada pelo deputado, que é membro da Comissão de Finanças e Orçamento da Alesp (Assembléia Legislativa de São Paulo). Apesar de reconhecido o direito do município, não foi obtida uma posição oficial para o caso.
“Acreditávamos ter uma solução rápida ao impasse, mas os prazos se expiraram e não vimos na Cesp nem na secretaria da Fazenda a motivação necessária para uma solução”, disse o advogado.
O recém-nomeado secretário de Governo e Gestão Participativa, Manoel Messias de Almeida, teme que Andradina esteja novamente sendo preterida politicamente. O secretário explica que a cidade foi impactada socialmente pela construção de três usinas hidrelétricas, a de Jupiá (Castilho/Três Lagoas-MS), Ilha Solteira (Ilha Solteira/Selvíria-MS), pois, como cidade pólo de região, acabou assimilando a mão-de-obra operária, que resolveu se aportar pela cidade em busca de uma nova fase de crescimento econômico. Por sua vez, o crescimento, motivado principalmente pela abundante oferta de emprego, fez com que a vocação econômica mudasse com foco principal no comércio, enquanto que pequenas iniciativas em outros segmentos praticamente sumissem.
“Depois que as luzes dos pátios de obras se apagaram, outras cidades se beneficiaram e promoveram desenvolvimento, impulsionadas pelos ICMS/Royalties. E Andradina ficou com uma grande massa de população treinada apenas para o trabalho nas barragens. Pela melhoria das condições de vida de nossa população reafirmamos o que já foi dito: o ICMS de Três Irmãos é nosso”, disse Messias.
Para o secretário de Promoção e Assistência Social do Governo de Andradina, Ari Guimarães Soares, os efeitos negativos desse período ainda são sentidos na cidade e oneram os cofres públicos. Assim, aumenta a demanda de serviços sociais, saúde, educação e tudo mais que dependa do serviço público.
“Lutamos para corrigir uma injustiça que atrapalhou o desenvolvimento da cidade”, disse.
Entenda o Caso - A Usina Hidrelétrica Três Irmãos, ativada desde 1993 foi construída no Rio Tietê, localizada entre os municípios de Andradina e Pereira Barreto (SP), a 28 km da confluência com o Rio Paraná. O ICMS/ Royalties é disponibilizado a Pereira Barreto, sendo ignorado o fato de que a maior parte das unidades geradoras e até mesmo o domicílio energético estarem no município de Andradina.
Um estudo, com uma média hipotética, desde a ativação da primeira unidade geradora, em novembro de 1993 até a quinta, em janeiro de 1999, e todo ICMS gerado pela usina até dezembro de 2010, estima-se que, mesmo sem com correções monetárias cabíveis, Andradina teria perdido algo em torno de R$ 500 milhões.

Assessoria de Imprensa


Incêndios deixam rastro de destruição em Castilho e Itapura



Castilho
Centenas de alqueires cultivados com cana de açúcar, pastagens e APPs [Áreas de Preservação Permanente] foram destruídos por incêndio de grandes proporções, registrados nesta sexta-feira, 19, nos municípios de Castilho.
O primeiro começou ainda na quinta-feira, 18, à noite, na fazenda São Paulo, em Castilho, em área agrícola da Usina Interlagos. Segundo um operário que pediu sigilo do nome, o incêndio teve origem numa colhedeira que pegou fogo.
Aparentemente, as chamas foram controladas, mas reapareceu ainda na parte da manhã e favorecidas pelo vento forte, saltaram para outra margem da Rodovia Gerson Dourado Oliveira [Barrageiros], atingindo a Fazenda São Francisco, também ocupada por cana da usina.
Sem controle, apesar da ação de vários caminhões-pipa da empresa, o incêndio se alastrou rapidamente e atingiu parte dos assentamentos Três Barras e Anhumas. O apoio do Corpo de Bombeiros de Andradina não foi suficiente para controlar totalmente o fogo, que ainda queimava a maior parte da plantação na São Francisco nesta sexta-feira à tarde.

Policiais militares, rodoviários e até o helicóptero Águia da PM foram mobilizados para atender as ocorrências, especialmente orientando os motoristas que tiveram a visão dificultada pela extensa nuvem de que se formou e cobriu Castilho e várias cidades da região, envolvidas por uma chuva de fuligem.
As chamas derrubaram um galho de árvore sobre a rede de telefonia, mas foi o derretimento de fibras óticas, à margem da Rodovia dos Barrageiros, que deixou Itapura e Ilha Solteira sem

comunicação. O serviço só foi restabelecido por volta de 16h.
CRIMINOSO
Para o administrador da fazenda, João Gonçalves, o incêndio foi criminoso. “Ano passado, um sujeito de moto ateou fogo ao canavial e quando um caminhão-pipa conseguiu debelar as chamas o elemento pôs fogo em outro ponto”, recordou ele.

COM INFOR. ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Projeto Guri recebe Workshop



Andradina
Os alunos do Projeto Guri pólo de Andradina recebem nessa segunda e terça-feira (22 e 23) um workshop. Músicos do núcleo regional e estadual da AAPG (Associação dos Amigos do Projeto Guri) estão na cidade para ensinar e avaliar cerca de 200 aprendizes do pólo municipal.
A coordenadora do projeto em Andradina, Cynthia Chagas Costa recebeu o assistente de percussão e compositor, Chico Santana, o técnico em instrumentos de sopro da orquestra de São Paulo, Alexandre Pecholari, a coordenadora de núcleo artístico da orquestra de São Paulo, Cristiane Carvalho, e os técnicos em instrumento da AAPG regional, de Araçatuba , Saulo Bertolini e Rodrigo Luiz.
“O workshop serve tanto para ensinar como para avaliar o desempenho de nossos aprendizes. Além de motivar para que eles sempre se esforcem e desenvolvam cada vez mais suas habilidades musicais”, disse Cynthia.
Ainda segundo a coordenadora, o Projeto Guri de Andradina é um dos mais avançados da região e é convidado a participar de eventos em várias cidades.
Com maestro, seis educadores e dois auxiliares as crianças tem aulas todas as segundas e quartas-feiras. Interessados podem procurar informações na sede do pólo, praça José Eduardo Ramalho.
As míni aulas devem começar na terça-feira, somente aos alunos atendidos, das 15h30min às 19h.

Assessoria de Comunicação
Natália Nogueira

Governador do Lions visita Andradina



Andradina
Aconteceu no último sábado, 20 de agosto, no salão do Lions Clube de Andradina Sul, no Jardim Europa, a cerimônia de visita oficial do casal governador do Distrito LC8 2011/2012 Ricardo Komatsu e Gloria Komatsu.
A cerimônia presidida por Robson Machado, aconteceu após uma reunião administrativa com o governador e Lions Clube da cidade. Na festiva, que contou com a presença do prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) e da 1ª Dama Márcia Ono, do vice governador do Distrito LC8, Osvaldo Teixeira Mendes Filho, Fernando Leite, presidente do Lions Clube de Andradina, Marcelo Tabone Neves, presidente do Lions Clube de Três Lagoas, José Roberto Becharia, presidente do Lions Clube de Murutinga do Sul e visitantes dos clubes da região, autoridades e convidados, o Governador recebeu o decreto de Hospede Oficial do Município e um portifólio com informações sobre Andradina.

Em sua fala ele frisou suas metas para o ano Leonístico e também das campanhas globais propostas pelo presidente internacional Win-Kun TAM.
Komatsu presenteou o prefeito Jamil Ono com um ideograma da Amizade e também com um pin representando o Dragão e a Fênix, símbolos do ano Leonistico 2011/2112, sob o lema: Eu Acredito.
Ricardo Komatsu falou enfaticamente sobre a preocupação do Lions Internacional com a preservação do meio ambiente é uma proposta do presidente internacional de Lions Clube, Win Kung Tam, de Hong Kong, e prevê o plantio de um milhão de árvores no mundo, meta que só será atingida pelos trabalhos de todos os clubes em seu mandato. Anível de distrito, a proposta é de que até março sejam plantadas pelo menos 2.012 mudas.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Anhumas recebe trator e implementos do prefeito dr. Antonio



Castilho
O prefeito de Castilho, dr. Antônio Carlos Ribeiro, é de fato um agente político diferente! O prefeito tem pra si que muitas vezes as promessas figuram um recurso mal utilizado para cativar a população, e às vezes até para principalmente ludibriar o eleitor. “Não gosto de prometer; eu sou assim. Gosto de me comprometer em melhorar a vida das pessoas (...), gosto de me empenhar em objetivos que sejam benéficos para as famílias de minha cidade (...), e nosso governo desde o inicio esteve comprometido em realizar benfeitorias e serviços que fossem realmente importantes para as vidas das pessoas”, declarou o prefeito, na semana passada, uma quinta-feira, 18, quando aconteceu a entrega de mais uma patrulha agrícola agora para a Associação dos Produtores Rurais Nações Unidas – (assentamento Anhumas).
Esta foi a segunda patrulha que o governo do prefeito Antônio Carlos conferiu a um assentamento. A primeira foi em setembro do ano passado quando a Associação da Agricultura Familiar, FAVE, do assentamento Terra Livre, firmou parceria com a prefeitura de Castilho para poder utilizar máquinas e equipamentos agrícolas, sendo que todos os bens, desde então, ficaram à disposição da Associação, dia e noite.
O trator e seus implementos pertencem à municipalidade, mas passam a atender exclusivamente àqueles assentamentos. Conforme disse Bueno toda a administração e manutenção do trator, seus equipamentos e combustíveis ficam a cargo da associação, isentando a Administração Pública Municipal de quaisquer ônus.
As concessões foram possíveis uma vez que os assentados se organizaram e formalizaram suas associações, através da qual manifestaram interesse em administrar os maquinários em benefícios de todas as famílias assentadas, tornando assim, possivelmente legal este tipo de atendimento ao homem do campo e suas famílias em seus assentamentos.
As concessões têm validade pelo prazo de um ano, podendo a parceria ser prorrogada.

HOMENS DO CAMPO
Tal como o prefeito Antônio, o presidente da Câmara de Castilho, Sebastião Reis (o Tião Japonês) é homem com fortes raízes na zona rural, porquanto, as famílias rurais têm a sua disposição um Poder Executivo e um Legislativo, focados em melhorar a vida do campestre.
Japonês hasteou a bandeira da Associação Anhumas e praticamente adotou o assentamento, atendendo (em seu gabinete) quase que diariamente os cidadãos do campo, figurando-se o principal legislador para a zona rural, principalmente para aquele assentamento. “O Tião não pára de falar de vocês! O que foi que vocês fizeram com ele, porque ele tem um apego por vocês”, brinca o prefeito Antônio, ao mencionar que o vereador vem se empenhando muito para consumar melhorias, em especial para a Anhumas. “Quem bebe da água da Anhumas, não nos esquece”, brincou também um sócio assentado.
Depois de receber a chave do trator, o vice-presidente da Associação, José Luiz de Souza, agradeceu ao prefeito e ao vereador em nome das famílias assentadas. Souza ainda frisou que a atual administração municipal é diferente das que se passaram... “é bem melhor agora, e o Japonês nos atende muito bem quando o procuramos, assim como o prefeito e o Renato (Renato Bueno Borges – Diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social).

ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Para o prefeito Dr. Antônio a união dos assentados e a formalização de associações são de fundamental importância para o desenvolvimento do campo. “Nós queremos ajudar sempre as famílias do campo. Sei da importância de vocês para o desenvolvimento e econômico e social do município, por isso iremos continuar a motivar os assentamentos a formalizarem-se em associações, para que possamos deixar à disposição das famílias, pelo menos, um trator e implementos, assim vocês poderão trabalhar a qualquer hora e aproveitar melhor o tempo e as chuvas. Nosso compromisso com o campo estará sempre mantido”, disse o prefeito naquela reunião.
Ademais, Dr. Antônio mencionou que seu vem ao longo de seu governo, abrindo estradas em assentamentos, tal como melhorando as existentes com moledos; perfurando poços, distribuindo mangueiras para ramais de água; reformando e construindo pontes; dando funcionalidade ao Barracão do Produtor, e até já criou condições para a criação da feirinha do assentado que acontece às quartas-feiras, na Praça da Matriz.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

Jamil defende Andradina como sede de fábrica de televisores de última geração

Andradina
A empresa Kiota, gigante mundial na fabricação de televisores, com sede em Singapura, está sondando um município brasileiro para instalar a primeira unidade na América do Sul: investimento de US$ 100 milhões e geração de 1.000 empregos diretos.
O prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT), defendeu Andradina para ser essa cidade, numa reunião, na capital paulista, com o presidente da Kiota – Join Korea Military IT Association, o coreano Kim Young-Hyun.

“É uma disputa não só entre os municípios paulistas, mas de todo o país e só estamos começando a entrar na disputa por novas industrias ”, disse Jamil.
Também participaram da reunião, Baek Eun Joo diretora da Empresa e esposa de Kim, Fabio Namki Baek (diretor Comercial) e o andradinense José Joaquim Rodrigues Filho (JJ) que é representante autorizado da empresa Kiota no Brasil.
A empresa atua na área de desenvolvimento de produtos eletrônicos (TV LCD, Monitor LCD, TV de Plasma, DID – Digital Information Display, diodo emissor de luz, LED Ligting, Iluminação Solar, sendo responsável pela introdução de novos conceitos tecnológicos para o mundo. Por conta disso, de olho no mercado brasileiro devido aos eventos para a Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas de 2016, a KIOTA está em busca de parceiros interessados na implantação de uma fábrica no Brasil para atender toda a América Latina. Ela é fornecedora de equipamentos e tecnologia para fabricantes como Samsung, Toshiba, Mitsubishi, LG, entre outras.
“Junto com a Kiota vem outras fábricas satélite com potencial de transformar a realidade não só de Andradina mas de toda região”, disse Jamil.
Jamil Ono explica que o Governo de Andradina sempre teve o interesse em receber empresas sejam de quais forem os investimentos, mas a falta de estrutura na qual a cidade foi recebida impedia que isso acontecesse.
“Nem sequer podíamos receber representantes de empresas interessadas, pois não tínhamos áreas a ofertar, nossa malha viária estava em péssimo estado e nem tínhamos condições sanitárias favoráveis”, explica o prefeito anunciando um novo tempo para a cidade.
“Hoje já podemos começar a buscar industrias para cidade e, com a possibilidade de abertura de um novo Parque Empresarial e com o Fim da Guerra fiscal com o Mato Grosso do Sul, o cenário volta a ser favorável e vamos fazer o possível para ampliar o numero de industrias em nossa cidade para gerar mais empregos e favorecer o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Governo de Andradina entrega mais uma creche reformada



Andradina
Após o término da reforma, foi reinaugurada na tarde de sexta-feira (19) a Emei “Eulália Matos de Oliveira”. A creche está localiza no Centro na rua José Bonifácio, nº 1016 e recebeu este nome numa homenagem feita por moradores do bairro à Eulália, que teve a aprovação do então prefeito, João Carlos Carreira. A Emei existe desde 30 de Junho 1988 e nunca havia sido reformada. Participaram do evento, o prefeito Jamil Ono (PT), vereadores Marcio Makoto Izumi (PT) e Wilson Aparecido Bossolan, educadores e a secretária de Educação, Tamiko Inoue.

Compareceram a reinauguração a diretora da Emef “Leonor Salomão”, Selma Carreira, a coordenadora geral da Educação Infantil, Joana Firmino, a coordenadora pedagógica do Pólo Ondina Hofig de Castilho, Darcinha Leite, a diretora da Emef Zoraide Carvalho Oliveira, Elisete Boni, o chefe da Divisão de Merenda Escolar, Kazoo Ivaê e a presidente do Sindicato Servidores do Público, Estela Goda. Também prestigiaram o evento o coordenador da Secretaria de Administração, José Mário Dias, os secretários de Obras e Infraestrutura, Ernaldo Costa Calvoso, do Meio Ambiente, Claudio Gotardo e da Promoção e Assistência Social, Ari Guimarães Soares.
Alguns alunos fizeram apresentações de dança. Tamiko Inoue agradeceu ao prefeito por mais esse feito e pela prioridade que tem sido dada à Educação no município. Jamil agradeceu a presença de todos e também do presidente da Câmara, Cristiano de Oliveira, além de enfatizar a importância da reforma para as famílias daquele bairro. A mãe do prefeito Jamil, Hideko Ono e o filho da homenageada Eulália, Osvaldir de Oliveira também estiveram na reinauguração.
Para atender às 104 crianças na faixa etária de 3 anos e meio à 5 anos de idade a Emei foi reformada pela primeira vez e teve dois banheiros ampliados. A obra custou R$ 166.019,93 de recursos próprios e foi realizada pela empresa CGPM Engenharia e Construção LTDA, vencedora do processo licitatório. Além disso, houve o investimento de aproximadamente R$ 31 mil em materiais, desde carteiras, mesas e armários até livros didáticos e de apoio. A Emei contará com uma coordenadora pedagógica, Ana Paula de Almeida Medeiros, uma diretora geral, Nilza Paulo da Silva, seis professoras, duas funcionárias e uma estagiária.
Eulália – Eulália Matos de Oliveira era parteira e benzedeira, e dedicou grande parte de sua vida à cuidar de crianças. Também auxiliou muitas moças solteiras que engravidavam e eram cuidadas por ela até que se casassem. Teve cinco filhos biológicos e nove adotivos. Faleceu em 24 de dezembro de 1986, em um acidente de ônibus quando estava indo passar o Natal com os pais.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Movimentação intensa marca o Dia da Saúde do Homem em Castilho

Castilho
“A população masculina compareceu em massa. Essa foi a maior movimentação que aconteceu no CIS (Centro Integrado de Saúde), e foi surpreendente, pois, estamos falando de homens, e todos sabem que o homem não é muito de se cuidar”, comenta o diretor do Departamento de Saúde, Nasser Mustafá, ao referir-se a grande presença de homens no “Dia da Saúde do Homem”; uma realização da administração do médico/prefeito Antônio Carlos Ribeiro.
O Dia da Saúde do Homem aconteceu durante toda a manhã do último sábado, 20, e é mais uma idealização do Departamento de Saúde. Segundo informou Mustafá, pouco menos de 800 homens participaram da campanha, ao realizarem diversos exames e responderem a questões para descartar e ou identificar prováveis doenças. Nem mesmo a garoa que caiu durante boa parte da manhã, incomodou.

A enfermeira Sueli Moelas, juntamente com o urologista Eduardo Herro foram os organizadores de todas as etapas da Campanha do Dia do Homem. A enfermeira conta que não estava tão otimista quanto a presença de pacientes masculinos. “Foi ótimo o resultado, nós não esperávamos tantos homens; e o homem é diferente, eles deixam só pra última hora, por isso esperávamos apenas umas 200 pessoas naquela manhã”, comenta entusiasmada a enfermeira.

O atendimento aos homens foi amplo, podendo todos acima de 40 anos realizar o exame de próstata, mediante a coleta de sangue. Os resultados serão analisados e os pacientes receberão em suas casa os diagnósticos realizados por Herro.
Detectar câncer de próstata, exames de diabetes, obesidade, hipertensão, hanseníase, tuberculose, avaliações e correções odontológicas e verificação de carteira de vacinas, foram os serviços oferecidos gratuitamente na Campanha.
Caso sejam detectados problemas com os pacientes, estes serão aconselhados a realizar novos exames em consultas mais aprofundadas.
A iniciativa do governo Dr. Antônio agradou aos pacientes e a todo momento pessoas o agradeciam e o cumprimentavam com satisfação. Também foi oferecido um café da manhã com leite, pão, bolachas, chá e café. A prefeitura ainda colocou ônibus para locomover pacientes da zona rural até o CIS.

Com Infor. Assessoria de Comunicação

IES e Sebrae planejam curso para assentados do projeto




Andradina
Nos dias 23, 24 e 25 deste mês, as famílias do projeto acolhido pelo IES (Instituto de Empoderamento Sustentável) e pela deputada Federal, Aline Corrêa (PP), “Piscicultura de Tanque e Rede” farão um curso com base em cooperativismo e sociativismo.
A capacitação deve fortalecer o trabalho que pretende ser desenvolvido em Itapura.
As famílias receberão os cursos através do Sebrae/ Araçatuba (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com os temas: "Juntos somos Fortes", "Aprender a Empreender" e "Cooperativismo".
Os beneficiários serão recebidos com um café da manhã e o transporte fica por conta da Prefeitura Municipal de Itapura, através do prefeito, Jerry Dourado (PMDB).
O projeto- O objetivo do projeto “Criação de peixe de tanque e rede” é capacitar os assentados na área do desenvolvimento do trabalho em equipe. As 20 famílias do assentamento, que fazem parte do projeto foram selecionadas de acordo com o interesse na área da piscicultura.
“Esse projeto vem para fortalecer a renda das famílias do assentamento “Roseli Nunes”, de Itapura. Além disso, impulsiona as ações do instituto que, tem como parceira a deputada Federal Aline Corrêa (PP).
A organização - O Instituto de Empoderamento Sustentável, organização pela qual se origina o projeto “Criação de Peixe em Tanque e Rede”, foi fundado no ano de 2001. E tem por objetivo a integração social, desenvolvimento de atividades culturais e potenciais provenientes da tradição, além de se basear nos direitos humanos comuns, como educação e acesso à arte. Com essa visão o instituto vem para promover o desenvolvimento econômico-social através da valorização, principalmente, das comunidades ribeirinhas, assentadas, quilombolas para geração de renda.Para mais informações sobre projetos, acesse o site do Instituto: www.iesbrasil.org.

Natália Nogueira

Secretaria de Saúde promoverá o Agita Galera



Andradina
A Secretaria Municipal de Saúde realizará no dia 26 de agosto, o Agita Galera, evento anual, com atividades diferenciadas pela manhã e a tarde, que visa incentivar a população à prática de exercícios e prevenção de doenças.
A partir das 8h, após um alongamento, a caminhada partirá da praça da escola JBC, até o supermercado Passarelli, no Shopping, onde será feito outro alongamento e servido um café da manhã saudável. Ainda no local, serão dadas breves instruções sobre melhoria na qualidade de vida.
No período da tarde, acontecerá o Agita com o Projeto + Saúde, a partir das 14:30h, na Fundação Educacional de Andradina (FEA). Na ocasião, serão apresentadas e desenvolvidas as atividades do projeto, dentre elas: academia de musculação, caminhada, dança e hidroginástica. A Secretaria de Saúde, espera a participação de aproximadamente 300 andradinenses durante todo o dia.
“O maior índice de infartos e AVCs (Acidente Vascular Cerebral) no Brasil é por falta de atividade física e uma alimentação saudável. O nosso objetivo é conscientizar os andradinenses disso e proporcionar uma mudança de hábitos”, disse a educadora de Saúde, Eloá Pessoa. Ainda de acordo com ela, essa atitude proporciona uma maior sociabilidade e interação entre as pessoas.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Campanha contra brucelose visa erradicar a doença em Andradina



Andradina
O Secretário da Agricultura e Abastecimento, Nino Spegiorin, comunica que a vacinação contra a brucelose 2011 vai ser realizada de 1 de setembro a 30 de novembro.
A campanha acontece no sentido de erradicar a brucelose bovina no município e contribuir também para a erradicação da doença no estado de São Paulo.
A vacinação contra a brucelose bovina é feita em bezerras de três a oito meses e sua não realização pode causar prejuízos aos criadores.
“Se o produtor não aplicar a vacina, ele não terá direito ao GTA (Guia de Transporte Animal) e estará impedido de fazer venda e compra de animais”, explica Nino.
Os interessados devem procurar o setor de Veterinária da Secretaria, na rua Paraíba, esquina com Rio Grande do Sul, e fazer agendamento com o veterinário Marcio Vagner Nunes, em horário comercial.
Preocupação
Segundo o secretário, a brucelose é uma zoonose, ou seja, uma doença que é passada para os seres humanos. A doença causa infertilidade e aborto nas bezerras, geralmente nos últimos três meses de gestação. No homem, causa inchaço nos testículos e também infertilidade. É transmitida através do leite e do contato com o animal enquanto ele cria o feto.
O que é brucelose?
Uma doença contagiosa, causada por uma bactéria. Atinge bovinos, cabras, ovelhas, suínos e seres humanos que lidam com os animais. Não há tratamento ou cura para a brucelose. O animal contaminado precisa ser eliminado.
Contaminação do homem:
O homem pode ser contaminado por meio do trato com animais doentes; ao manipular fetos abortados; na manipulação de carcaças e através da ingestão de leite ou queijos crus e sem inspeção sanitária.

Assessoria de Imprensa/Prefeitura

Creche do Jardim Europa está quase pronta



Andradina
Em breve será entregue à população de Andradina, mais especificamente para os moradores dos bairros próximos ao Jardim Europa, a creche que vem sendo construída no Conjunto Habitacional “Próvido Bernadoni”, no Jardim Europa, em Andradina. Instalada na rua Jean Bernard, entre a rua Polônia e Avenida Grécia, a obra tem 228 metros – com um berçário e um maternal, e vem recebendo investimento de aproximadamente R$ 280 mil, sendo R$ 180 mil conquistados pelo deputado estadual João Caramez (PSDB), a pedido do vereador Edgar Dourado (DEM).
Além do “Provido Bernardoni”, a creche atenderá entre 60 e 80 crianças de famílias de baixa renda também dos conjuntos habitacionais “Dehira” e “Otávio Minholi” – em que as 252 moradias, via CDHU, estão em construção.
“O Jardim Europa é um bairro bem populoso e que ainda não contava com uma creche para dar apoio às famílias. A obra veio em boa hora”, avaliou Edgar Dourado, que aproveitou para agradecer o apoio sempre incondicional do deputado Caramez por tudo o que tem feito em favorecimento da população andradinense e pela atenção que tem dispensando aos seus pedidos.
“O deputado Caramez foi decisivo em muitos benefícios recebidos por Andradina nos últimos anos. Um deles foi a construção da nova UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa (com 10 leitos); no processo de credenciamento da Santa Casa de Andradina como OSS (Organização Social de Saúde) para administrar o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), junto ao ex-secretário Estadual da Saúde, Barradas Barata (falecido); na aquisição de aparelhos como o de raio-x portátil, a mesa ortopédica e o arco cirúrgico; além de outras conquistas, onde também estive presente.

Assessoria de Imprensa