Castilho
“A população masculina compareceu em massa. Essa foi a maior movimentação que aconteceu no CIS (Centro Integrado de Saúde), e foi surpreendente, pois, estamos falando de homens, e todos sabem que o homem não é muito de se cuidar”, comenta o diretor do Departamento de Saúde, Nasser Mustafá, ao referir-se a grande presença de homens no “Dia da Saúde do Homem”; uma realização da administração do médico/prefeito Antônio Carlos Ribeiro.
O Dia da Saúde do Homem aconteceu durante toda a manhã do último sábado, 20, e é mais uma idealização do Departamento de Saúde. Segundo informou Mustafá, pouco menos de 800 homens participaram da campanha, ao realizarem diversos exames e responderem a questões para descartar e ou identificar prováveis doenças. Nem mesmo a garoa que caiu durante boa parte da manhã, incomodou.
A enfermeira Sueli Moelas, juntamente com o urologista Eduardo Herro foram os organizadores de todas as etapas da Campanha do Dia do Homem. A enfermeira conta que não estava tão otimista quanto a presença de pacientes masculinos. “Foi ótimo o resultado, nós não esperávamos tantos homens; e o homem é diferente, eles deixam só pra última hora, por isso esperávamos apenas umas 200 pessoas naquela manhã”, comenta entusiasmada a enfermeira.
O atendimento aos homens foi amplo, podendo todos acima de 40 anos realizar o exame de próstata, mediante a coleta de sangue. Os resultados serão analisados e os pacientes receberão em suas casa os diagnósticos realizados por Herro.
Detectar câncer de próstata, exames de diabetes, obesidade, hipertensão, hanseníase, tuberculose, avaliações e correções odontológicas e verificação de carteira de vacinas, foram os serviços oferecidos gratuitamente na Campanha.
Caso sejam detectados problemas com os pacientes, estes serão aconselhados a realizar novos exames em consultas mais aprofundadas.
A iniciativa do governo Dr. Antônio agradou aos pacientes e a todo momento pessoas o agradeciam e o cumprimentavam com satisfação. Também foi oferecido um café da manhã com leite, pão, bolachas, chá e café. A prefeitura ainda colocou ônibus para locomover pacientes da zona rural até o CIS.
Com Infor. Assessoria de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário