quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Governo de Andradina reforça ações contra a Dengue

Andradina
O Governo de Andradina através da Secretaria de Saúde está realizado um arrastão contra criadouros removendo todo tipo de material que esteja servindo de criadouros do aedes aegypti mosquito responsável pela transmissão da Dengue.
“Doença tem feito muitas vítimas e até mesmo ao óbito e sem a colaboração incondicional da população não há como combatê-la efetivamente”, disse Jane Martins, coordenadora da Equipe de Combate a Endemias.
Segundo ela, o último o índice larvário coletado foi abaixo do esperado 0.8, pois o índice tolerável é de 1, mais isso não significa que a população possa ficar desatenta à problemática.
“Devemos considerar que a avaliação foi realizada em outubro, onde não haviam começado ainda as chuvas e o ano tem sido bastante atípico, com redução de casos, mas com grande agressividade”, disse a coordenadora sobre os três óbitos registrados este ano pela incidência da doença.
“Contamos com a participação efetiva de toda a população em todas as atividades”, disse.
Jane disse que o país enfrenta a introdução do vírus tipo 4, que pode deixar mais vulneráveis as pessoas que tiveram a doenças que contraíram algum dos outros tipos do vírus (1, 2 ou 3). Um grande número de andradinenses estariam na faixa de risco devido a grande epidemia de 2007, onde milhares de foram contaminadas com o vírus tipo 1.
Segundo a coordenadora, muitas atividades têm sido realizadas nesse período de fortes chuvas e intenso calor, as agentes do controle de vetores visitam diariamente os domicílios e estão intensificando os trabalhos educativos em todos os bairros, em empresas e comércio local, envolvendo escolas de níveis municipais e estaduais, contando ainda com o Comitê de mobilização onde envolve presidentes de bairros e toda a comunidade.
“Não devemos esquecer que para dengue não há vacina, somente os esforços da população poderão dar um basta neste mosquito, e que ações simples são as grandes armas contra a doença”, disse Jane reforçando que 90% dos criadouros estão dentro das residências.
Cuidados simples como cuidar com atenção dos pratos de plantas, bebedouros de animais e pneus, podem evitar que os “grandes vilões” do verão possam procriar na água parada, ambiente perfeito para a proliferação das lavras do mosquito.
O Governo de Andradina alerta os proprietários de imóveis e terrenos que estejam irregulares para manutenção e a organização de suas propriedades, pois o Setor de Vetores, a Vigilância Sanitária e ISSQN estão trabalhando juntos fiscalizando e notificando estes imóveis para uma urgente regularização, o não atendimento é autuado com cobrança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário